erros de medida
Relatório I : Erros de medidas, notação científica e algarismos significativos.
-Erros de medidas:
Medir é um ato de comparar. Esta comparação envolve erros. Podemos ter erros sistemáticos e erros instrumentais. Os sistemáticos ocorrem quando há falhas no método empregado, defeito dos instrumentos, falhas de proveniência não humanas no geral. Já os erros acidentais ocorrem quando há imperícia do operador, erro de leitura em uma escala, erro que se comete na avaliação da menor divisão da escala utilizada.
- Valor médio - Desvio médio
É quando e realizada uma medida e se estima um valor entre duas medidas possíveis no aparelho de medida. Pode-se obter dois valores diferentes para uma mesma medida.
- Erro ou desvio relativo
Vamos supor que você tenha medido o espaço compreendido entre dois pontos igual a 49,0 cm, sendo que o valor verdadeiro era igual a 50,00 cm. Com a mesma régua você mediu o espaço entre dois pontos igual a 9,00 cm, sendo que o valor verdadeiro era igual a 10,00 cm. Os erros absolutos cometidos nas duas medidas foram iguais: absoluto 1 S= | 50,00 - 49,00 | = 1,00 cm absoluto 2 S = | 10,00 - 9,00 | = 1,00 cm
Apesar de os erros ou desvios absolutos serem iguais, você observa que a medida 1 apresenta erro menor que a medida 2. Neste caso o erro ou desvio relativo é a razão entre o desvio absoluto e o valor verdadeiro.
Desvio relativo = desvio absoluto / valor verdadeiro.
- Algarismos significativos:
Algarismos significativos são aqueles qque, quando efetuamos uma medida ,em uma regua milimetrada por exemplo, não temos certeza qual o algarismo correto.
Quando se mede S = 5,81 cm, por exemplo,com a régua milimetrada se tem certeza sobre os algarismos 5 e 8, que são os algarismos corretos (divisões inteiras da régua), sendo o algarismo 1 avaliado denominado duvidoso.
Consideramos algarismos significativos de uma medida os algarismos corretos mais o primeiro duvidoso.
Algarismos significativos = algarismos