Processos Produtivos
Produção de Milho Verde em Conserva:
• A sub espécie de milho utilizada para conserva é o milho Doce;
• Plantado em terras de produtores Rurais que se responsabilizam por toda o ciclo de plantio, tratos culturais e colheita com acompanhamento da JBS;
1 - Recebimento de matéria prima (milho verde em espigas)
Descarregamento
Diariamente é descarregado em média 8 caminhões, e ao chegar estes são basculados em uma plataforma vai e vem de acordo com a demanda do cozinhador de espigas. Cada caminhão descarrega em um tempo média de 1:20 a 1:30 hs.
Transferência ao cozinhador
Esteira transportadora até o cozinhador de espigas.
2 – Cozimento: Após a chegada das espigas no cozinhador , as mesmas ficam em média de 10 a 15 minutos sobre água e vapor a uma temperatura de 98º C. Este processo facilita o despalhe (retirada da palha).
3 – Despalhe: Equipamento responsável pelo despalhe do Milho, onde através de rolos a palha é retirada da espiga.
4 – Degranagem: Processo de degranagem, onde o grão é retirado da espiga. Em seguida os grãos são bombeados com água para a 1ª flotação.
5 – Flotação I: Processo de flotação para retirada de películas, pedaços de sabugo e palha. Através de água fria acontece a lavagem dos grãos de Milho.
6 – Cozimento dos grãos: Processo de pré cozimento dos grãos com água a temperatura de 80º c com tempo médio de 10 a 20 minutos.
7 – Flotação II: Processo de flotação que ocorre após o pré cozimento para retirada de mais impurezas como cascas, sabugos e palhas. O milho também é lavado com água fria.
8 – Revisão: Seleção manual dos grãos, onde é retirado contaminantes físicos, grãos escuros e outros.
9 – Enlatamento: As bandejas são retiradas da mesa de revisão e em seguida seu conteúdo despejado no funil da dosadora.
10 – Dosagem e envase: O