processo produtivo
Os principais processos produtivos são: Linha de montagem (assembly line); fluxo em lote (batch flow); fluxo continuo (continuous flow); sistemas produtivos flexíveis (FMS, flexible manufacturing systems); job shop; just-in-time (JIT); lean production; e célula produtiva (manufacturing cell).
Quanto à forma como se organizam…
Linha de montagem – Trata-se de um processo dominado pelo produto, em que tanto o poder das máquinas quanto o dos trabalhadores são organizados de forma sequencial. A mão-de-obra não especializada é envolvida no exercício de tarefas repetitivas. Em consequência, a produção flui de modo lógico e até eficiente, mas estanque. O ponto em que a linha de montagem vai abrandar ou estacar determina o nível de capacidade da mesma.
Fluxo em lote – Neste caso, está-se em presença de uma configuração mista, em que somos confrontados com a produção de um só produto. O condicionamento económico leva a que se opte pelo lote. Uma das implicações deste processo produtivo prende-se com inventários maiores. O fluxo em lote resulta num compromisso entre a produção em massa e o trabalho manual.
Fluxo contínuo – É observado o mesmo princípio da linha de montagem, no entanto, aqui verifica-se que o fluxo é realmente contínuo, visto que a matéria-prima circula fluidamente, dentro de uma espécie de tubo, e não numa linha de montagem. O ponto de engarrafamento ocorre precisamente naquele em que o tubo mais