Variedade linguística
De forma análoga, podemos dizer que preconceito linguístico são opiniões de um grupo ou de indivíduos que podem ser utilizadas para dar um significado depreciativo à outros grupos ou indivíduos. Facilmente é notada a variação linguística das regiões do nosso país: nordeste, sudeste, norte, sul e centro-oeste isso faz com que grupos ou indivíduos cheguem à "conclusões" ou conceitos de forma precipitada sobre a língua escrita ou falada de uma região diferente da sua. Acredito que o preconceito linguístico surge antes de tudo pela aculturação humana, pois chegar a conclusões sem conhecer é uma forma de se alienar.
A Gramática que é ensinada nas escolas é a "correta" ou gramática normativa e dela já temos um péssimo índice de desenvolvimento e qualidade. E como está a educação hoje? Em 84º lugar em IDH certo? Como já dito por Marcos Bagno, nunca foi ensinado variedades linguísticas nas escolas, sendo que na verdade deveria ser mostrado aos alunos esse preconceito enraizado sobre a sociedade brasileira. A língua falada é abrangente e como diz Carlos Alberto Faraco: "Em nenhuma circunstância falamos como escrevemos". Portanto os linguistas não querem apagar a gramática normativa e sim fazer com que as pessoas a dominem e outras formas apagando esse preconceito sem nenhum fundamento.
Não é obrigatório usar a norma formal sempre. A norma culta é deve ser utilizada na escrita de documentos oficiais, textos e materiais técnicos, como em redações de concursos. A forma coloquial é usada pelas pessoas no seu convívio. O que vale é a comunicação eficiente com as demais pessoas. .
A mídia muitas vezes impõe o preconceito linguístico, podemos tomar