VARIAÇÕES NA ESTRUTURA DOS POLÍMEROS PARA APLICAÇÕES AEROESPACIAIS
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
VARIAÇÕES NA ESTRUTURA DOS POLÍMEROS PARA APLICAÇÕES AEROESPACIAIS
CURSO: Engenharia de Produção
Disciplina: Ciência e Tecnologia dos Materiais e Ciência dos Materiais
Thiago de Paula Pereira Salles Almeida - 312114433.
Professora: Joyce C. Cruz Santos
Resumo
Neste trabalho foi realizado um estudo de caso das variações na estrutura dos polímeros para aplicações aeroespaciais. Através de pesquisa metodológica, gerou-se conceitos a respeito dos polímeros, os mais utilizados na indústria aeroespacial bem com exemplos dessa utilização auxiliando o desenvolvimento da cultura e do emprego do material em diversas áreas.
Palavras-chave: Polímeros, Aeroespacial, Estrutura.
Introdução
A substituição de materiais atuais, por matérias mais leves e resistentes em veículos gera uma diminuição do custo quanto do peso do produto final. As alterações entre potência e o peso proporcionam além de um ganho econômico considerável, benefícios para o meio ambiente e a comunidade, através da redução do gasto de energia e emissão de gases. Uma das substituições mais apresentadas é da utilização de termoplásticos ou polímeros de alto desempenho no setor aeroespacial (PARDINI, 1996). O desenvolvimento de fibras de carbono, boro e outros compostos, ofereceram as equipes de projeto a oportunidade da flexibilização dos projetos estruturais, atendendo as necessidades de desempenho em voo e veículos de reentrada. (REZENDE, 2000)
Para PITT Et alii (2011), os polímeros possuem como características fundamentais a habilidade de substituírem metais, cerâmicas e materiais naturais em diversas aplicações domésticas, industriais, comerciais e aeroespaciais. Os polímeros são formados por macromoléculas arranjadas por unidades de multiplicação (monômeros), interligadas, predominantemente, por ligações covalentes que conferem aos materiais características como a de isolamento elétrico. (PITT Et Alii, 2011).