classificação dos materiais
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
1. METAIS
1.1. DEFINIÇÃO
Metal é, genericamente toda substância mineral que se apresenta em estado sólido à temperatura ambiente, com a única exceção do mercúrio, e que se caracteriza por brilho característico, opacidade, dureza, ductibilidade e maleabilidade.
1.2 CARACTERÍSTICAS
1.2.1 Elétricas A principal caracteristíca elétrica é os altos coeficientes de condutividade térmica e elétrica. 1.2.2 Físicas O metal são tem uma elevada densidade, boa fusibilidade.
1.2.3 Mecânicas Normalmente, conbinações de elementos metálicos, são fortes mas deformáveis.
1.3 COMPOSIÇÃO
1.3.1 Tipos
A estrutura atômica dos metais é a Cristalina, que se constitui por cátions do metal envolvidos por uma nuvem de elétrons. A capacidade que os metais têm de conduzir eletricidade se explica pela presença dessa nuvem de elétrons, que conduz corrente elétrica nos fios de eletricidade, não só neles, mas em qualquer objeto metálico.
1.3.2 Exemplos
Ouro, a prata, o cobre, a platina e o bismuto.
1.4 APLICAÇÕES EM ENGENHARIA
As indústrias automobilística, aeronáutica, naval, bélica e de construção civil são as principais responsáveis pelo consumo de metal em grande escala.
São também representativos os setores de eletrônica e comunicações, cujo consumo de metal, apesar de quantitativamente inferior, tem importância capital para a economia contemporânea.
2. CERÂMICAS
2.1. DEFINIÇÃO
Cerâmica compreende todos os materiais inorgânicos, não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas.
2.2. CARACTERÍSTICAs
2.2.1 Elétricas São de natureza cristalina, porém como o número de elétrons livres é pequeno, sua condutibilidade elétrica é nula ou muito pequena, embora possam existir materiais cerâmicos semicondutores, condutores e até mesmo supercondutores.
2.2.2 Físicas São comumente estáveis sob