Variações linguísticas
INSTITUTO BRASIL DE PESQUISA E ENSINO SUPERIOR
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA GRADUAÇÃO PLENA
LÍNGUA PORTUGUESA
ADRIANA GOMES DA SILVA
CÍCERO ROGÉRIO MARTINS CRUZ
DURVAL OLIVEIRA FRANCO
GEIRNETE DA SILVA BORBA COSTA
PATRÍCIA SILVA DE OLIVEIRA CARDOSO
PETRONILA HILDÉRICA DE PAIVA SOUZA
VARIAÇÕES LINGUISTICAS NAS “TRIBOS URBANAS”
PARNAMIRIM, FEVEREIRO DE 2012
VARIAÇÕES LINGUISTICAS NAS “TRIBOS URBANAS”
Cada vez mais é possível perceber que nossa sociedade tende a se dividir em grupos que se associam por afinidades, que pode ser por religião, tipo de música que escuta, preferência sexual, modo de vestir, ou qualquer outro motivo. A proximidade entre essas pessoas acaba por criar um tipo de linguagem próprio e bastante peculiar. Se alguém que não pertence a um desses grupos tentar, de súbito, participar de uma conversa entre os indivíduos dele, certamente vai se sentir como se estivesse num país diferente, ouvindo uma língua estranha.
As principais características desse novo modo de expressão lingüística são: o neologismo, a abreviação de palavras e expressões carregadas de símbolos que remetem ao interesse comum que reuniu as pessoas do grupo. Um educador deve estar atento a esse fato, pois é na sala de aula o local onde, e por questões óbvias, todas essas tribos urbanas acabam sendo representadas por grupos de alunos. O professor deve saber lidar com essa situação, de maneira a compreender e aceitar essa realidade, ao mesmo tempo em que conduz o aluno a aceitar que, além da forma de expressão adotada por eles, existem normas da língua que precisam ser seguidas em determinados locais e ocasiões.
É crescente o entendimento entre os estudiosos que o advento da internet tem provocado uma verdadeira revolução na maneira de comunicação entre as pessoas, quer seja na maneira de escrever quer seja no discurso. É comum as pessoas repetirem no cotidiano o que viram ou ouviram na rede, reproduzindo termos e