Variações de preços das commodities e a baixa produtividade de soja e milho
PÓS-GRADUAÇÃO "LATO-SENSU" EM MBA EM AGRONEGÓCIO
ADÃO JOSÉ GIATTI
VARIAÇÕES DE PREÇOS DAS COMMODITIES E A BAIXA PRODUTIVIDADE DE SOJA E MILHO
CAPIVARI SP
2012
ADÃO JOSÉ GIATTI
VARIAÇÕES DE PREÇOS DAS COMMODITIES E A BAIXA PRODUTIVIDADE DE SOJA E MILHO
Atividade Interdisciplinar referente às disciplinas de Gestão da Empresa Rural, Comercialização e Mercados Futuros, Gestão Ambiental no Agronegócio, Agricultura Familiar e o Agronegócio, apresentada ao CESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial da avaliação do módulo 44 - 2012.
CAPIVARI SP
2012
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
O agricultor familiar, que produz soja e milho em regime de sucessão em área equivalente a dois módulos fiscais (32 ha), na cidade de São Jorge do Ivaí, está insatisfeito com a renda obtida dos cultivos, já que sua lucratividade está abaixo da esperada, devido às variações dos preços das commodities e a baixa produtividade que vem assolando sua propriedade. Após assistência técnica realizada por um Engº Agrônomo foi constatada a baixa qualidade química e física do solo além de sérios problemas de erosão.
1 - A partir dos meus conhecimentos obtidos nas disciplinas de Gestão da Empresa Rural, Comercialização e Mercados Futuros, Gestão Ambiental no Agronegócio e Agricultura Familiar e o Agronegócio, como gestor da empresa rural, tomaria as seguintes medidas para:
a) Diminuir os efeitos da variação dos preços das commodities, garantindo a venda dos produtos, por um preço mínimo para custeio da produção e lucro.
Para diminuir a variação dos preços das commodities, garantindo a venda dos produtos por um preço mínimo seria participar do mercado futuro de commodities agropecuária é uma forma de propiciar um certo “seguro”, em meio a tanto risco, para o produtor