Variação linguistica regional
A língua brasileira como qualquer outra língua não é uma célula unitária e sofre influencias de fatores diversos que geram variações na sua forma. A língua é influenciada e se diversifica a partir de fatores como escolaridade, sexualidade, contemporaneidade, regionalidade entre outros, que fazem com que ocorra uma variação na sua manifestação verbal. Cada língua em si pode ser considerada uma variação do latim, já que este é considerado a língua mãe e a partir dele foram gerados outros idiomas.
É comum ao conversarmos com pessoas de locais diferentes notarmos a variação da língua apresentada na forma de sotaques e de gírias que variam de região para região. Quem escutou um mineiro falar sô ou um gaucho falar tchê e não entendeu qual o real significado dessas expressões? A língua não é única e todo e qualquer fator influenciam na sua variação. O português brasileiro é uma variação do português de Portugal, que é uma variação de outra língua e assim por diante. Ao chegar ao Brasil o português sofreu influencias de outras formas de comunicação que já existiam aqui e sofreu variações. Cada região sofreu influencias diferentes devido à população que ali viveu e influencias externas que sofreu, modificando a fonética do português local, influencias estas que fez com que palavras que tem o mesmo significado sejam pronunciadas de maneiras diferentes e mesmo assim não sejam consideradas erradas, já que a intenção da pronuncia é o entendimento e a comunicação.
Enfim, o Brasil é um país muito grande e sua colonização ocorreu na sua grande maioria por portugueses, mas a presença do índio, dos africanos e de europeus de outros países também foi importante para a variação da linguagem no Brasil. A língua oficial do Brasil é o português, mas cada estado em particular tem seus dialetos e sotaques, fazendo da nossa língua uma grande mistura de “baianês”, “gauchês”, “paulistês” entre outros que acabam fazendo da nossa língua uma língua tão