Variavel discreta e continua
Variável Discreta e Variável Continua.
Orientador(a):
Gustavo
São Paulo, 03 de abril de 2013.
Felipe da Silva Bazilho
Resumo
Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo explicar o que é uma variável discreta e uma variável continua.
1. Introdução e Conceitos: População:
Conjunto de todos os elementos que possuem, pelo menos, uma característica em comum, cujo comportamento interessa analisar.
Amostra:
Subconjunto da população, selecionado de acordo com determinados critérios.
Estatística Descritiva:
O objetivo principal é descrever os fatos. Compreende a organização, resumo, apresentação, análise e cálculo de medidas ou coeficientes que possam descrever um conjunto observado.
Estatística Inferencial:
Consiste em obter e generalizar conclusões para a população, a partir de valores amostrais.
Classificação das Variáveis:
2. Probabilidade:
Experimentos Aleatórios: São experimentos cujos resultados variam de uma observação para a outra, mesmo quando mantidas as condições de experimentação. Características: 1. Cada experimento aleatório poderá ser repetido indefinidamente sob as mesmas condições. 2. Não se conhece um particular valor do experimento antes que este ocorra, porém, conhecemos todos os possíveis resultados. 3. Quando repetimos um experimento um grande número de vezes, surge uma regularidade.
Espaço Amostral (S ou ): É o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. O espaço amostral com um número finito ou infinito enumerável de valores é dito espaço discreto, e o espaço amostral com um número infinito não-enumerável de pontos é dito espaço contínuo. Eventos Aleatórios: São os resultados possíveis de cada experimento aleatório. Um evento é, portanto, um subconjunto do espaço amostral. Os eventos são denotados por letra maiúscula.
Combinação de Eventos: Sejam dois eventos A e B, do espaço amostral S. Como A e B