Metalografia
Objetivo
Tivemos como objetivo estudar a estrutura do material metálico e analisar e determinar causas de fraturas, desgastes prematuros e outros tipos de falhas.
Introdução Teórica
A metalografia é o estudo da morfologia e estrutura metálicas. Pode ser dividida em dois campos: macrográfico e micrográfico. O macrográfico consiste em examinar a olho nu a peça metálica com ampliação de até 10x podendo utilizar uma lupa, ou seja, o exame se analisa o aspecto de uma superfície plana secionada de uma peça ou amostra metálica, devidamente polida e atacada por um reagente adequado. Enquanto o micrográfico consiste na analise microscópica das estruturas metálicas da peça com a utilização de microscópio com um aumento de até 2500x.
Com a micrografia podemos observar que o metal consiste basicamente de quatro estruturas, que varia a quantidade para cada liga, as estruturas são: * Ferrita: Composta por ferro e baixíssimo teor de carbono.ela que deixa o material mais ductil; * Perlita: Composta por ferro e cerca de 0,8% de carbono. * Martensita: Resultante de tratamentos térmicos de têmpera. Ela que dá o aspecto de resistencia ao material.
Materiais utilizados * Dois corpos de prova metálico;
Equipamentos Utilizados * Lixas; * Microscópio eletrônico; * Secador; * Substancia química;
Procedimento Experimental Primeiramente, o técnico fez um corte em um corpo de prova metálico, em seguida é feito um lixamento, esse processo consiste em passar a peça metálica, em uma seria de lixas de forma progressiva, ou seja, da lixa mais “áspera” até a mais “lisa” e em cada lixa e técnico muda a posição para que os ranhos fiquem ao contrário, assim deixando a superfície analisada bem acabada e pronta para o polimento. Depois do polimento a peça ficou sem imperfeições. Logo após, a peça foi submetida a um ataque químico, com uma submersão à substancia química, depois ela foi secada com um secador. Com o corpo de