Saude coletiva
1º Slide: A vigilância sanitária constitui um conjunto de ações articuladas, voltadas para a proteção e defesa da saúde. Insere-se no campo da Saúde Coletiva, sendo atividade exclusivamente exercida pelo poder estatal, objetivando o controle do risco inerente a produtos e serviços de interesse sanitário com consequências diretamente relacionadas com o estado de saúde da população (COSTA, 2001).
2º Slide: Lançamento de novos medicamentos, promoções comerciais, gera um desafio para a Vigilância Sanitária realizar um controle de riscos que podem surgir com o consumo dessas novas tecnologias.
Medicamento e um bem essencial à saúde, porem quando usado de forma indevida poderá trazer consequências graves a saúde. Verificamos no Brasil que não existe o cumprimento da determinação legal referente a medicamentos, onde alguns tipos de medicamentos só poderão ser dispensados mediante a apresentação e retenção de receita medica.
3º Slide: Fatores Facilitadores
* Experiência profissional e qualificação dos técnicos; * Menor quantitativo e maior organização da farmácia em relação a outros estabelecimentos sobre vigilância sanitária. Extensa regulamentação; * A vigilância sanitária dispõe de transporte, formulários padronizados, computador com acesso a internet, organização do trabalho em equipes, priorizando sempre as farmácias; * No meio social há uma extensa regulamentação sanitária, realização de atividades com outros órgãos e sua divulgação nos meios de comunicação.
4º Slide: Fatores que Dificultam
* Insuficiência de profissionais farmacêuticos e capacitação técnica, inexistência de estratégias de socialização de saberes, acompanhamento da dinâmica do mercado farmacêutico; * Existe em algumas farmácias a comercialização de produtos estranhos ao comercio farmacêutico, resistência no caso de transgressão da legislação sanitária, ausência do