Estatistica - variáveis discreta e contínua
Introdução
Variáveis Discreta e Contínua
Distribuição de Frequência e Construção de Variáveis
Ms Profª Rosângela Bosso
Ago/2012
2
1. INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA
Inicialmente, a palavra Estatística foi associada ao Estado, pois era uma forma para controlar e utilizar os dados levantados com a finalidade de tomada de decisões.
Estes dados referiam-se à população, às transações comerciais internas e externas, controle de mortalidade geral ou provocada por uma epidemia e, é através destas informações coletadas que o valor da taxa de impostos cobrados dos cidadãos era determinado, que eram estabelecidas estratégia de uma nova batalha em guerras que se batalhavam mais de uma vez
(fundamental saber quantas armas, cavalos, soldados dispunha para uma nova batalha) e um leque enorme de outras aplicações.
Hoje, definimos Estatística como sendo um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.
A Estatística sofreu importantes contribuições através de avanços tecnológicos (computadores), permitindo aplicações mais sofisticadas. Ela é considerada como Ciência no sentido do estudo de uma população e Método quando utilizada como instrumento por outra Ciência.
A Estatística mantém com a disciplina de Matemática uma dependência e com as outras ciências uma relação de complemento, pois é utilizada como instrumento de pesquisa.
1.1 – Conceitos Básicos
Como dito anteriormente, a Estatística esta em dependência de outras ciências, a Pesquisa é uma delas. Os dados levantados ou provém de observações ou de pesquisa de campo e para isso é importante definir os conceitos de População, Amostra, Parâmetro e Estimador neste universo.
População é o conjunto de todos os itens (pessoas, objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo
Amostra é qualquer subconjunto não vazio de uma população.
Exemplo:
Na eleição de governador do Estado de São Paulo, a