variaveis arquitetonicas
CONFORTO AMBIENTAL I –
Variáveis Arquitetônicas
Existem três principais variáveis de conforto térmico: ambiental, humana e arquitetônica. Já estudamos as duas primeiras, restando somente estudarmos as variáveis arquitetônicas.
A arquitetura surgiu como uma forma de possibilitar ao homem um habitat seguro com o intuito de o proteger da hostilidade climática do meio. Através da história o ser humano foi tornando seu abrigo cada vez mais adequado às suas necessidades, desenvolvendo tecnologias e conhecimento baseado na experiência e posteriormente na pesquisa.
O arquiteto deve fazer uso deste conhecimento adequando forma e função às necessidades do usuário, sem esquecer da qualidade estética do ambiente construído, e sobretudo, projetando espaços que possibilitem conforto e bem-estar aos ocupantes.
Para atingir este objetivo é necessário o estudo das variáveis arquitetônicas que será manipulado pelo arquiteto:
1. localização da obra,
2. orientação do edifício,
3. forma,
4. função,
5. fechamentos da edificação:
5.1: opacos (cobertura, piso, paredes) e
5.2 transparentes (vidros...)
Conforto Ambiental I – Conforto Térmico
2
1. Localização
O local da obra sofre influências de fatores que interferem nas relações entre terreno e edificação. O estudo desses fatores determina a adequada integração entre a construção e o meio que a circunda.
A topografia, a vegetação e o entorno construído são os principais elementos que influenciam na localização da obra arquitetônica.
1.1 Topografia – o projetista deve ter conhecimento da topografia local para a escolha do sítio, lembrando que esta terá influência na incidência de radiação solar e ventos sobre a implantação da edificação.
1.2 Vegetação – a vegetação influencia também na escolha do sítio, já que a mesma pode ser manipulada, podendo se fazer o uso dela para sombrear, proteger da radiação em determinadas horas do dia de modo a diminuir a