Ilha da Grã-Bretanha
Definição:
Grã-Bretanha: São duas ilhas da Europa que abrigam Inglaterra, Escócia e País de Gales. É uma união entre três países que são administrados por um mesmo governo e possui uma área de 244.820 km².
Bandeira da Grã-Bretanha:
Diferença entre a Grã-Bretanha, a Inglaterra e o Reino Unido:
A diferença entre a Inglaterra, a Grã-Bretanha e o Reino unido é que a Grã-Bretanha é uma ilha da Europa que abriga a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales, como dito anteriormente. O Reino Unido é um agrupamento político que congrega os países da Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte. As relações entre Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte com o Reino Unido são semelhantes às que definem os governos federalistas: há um poder soberano central e autonomia relativa nas unidades constituintes. Já a Escócia tem um autogoverno limitado, submetido ao Parlamento britânico.
História da Grã-Bretanha:
A Grã-Bretanha foi o poder industrial e marítimo dominante do século XIX e teve um papel principal no desenvolvimento da democracia parlamentar e no avanço da literatura e ciência.
O Neolítico e as Idades do Ferro e do Bronze: 8300 a.C. – 42 d.C.
A Grã-Bretanha como a conhecemos só existiu por volta de 6500 a.C., quando o Canal da Mancha se formou separando a Grã-Bretanha do resto da Europa. Os primeiros habitantes eram caçadores, que passavam a maior parte das suas vidas a viajar à procura de alimentos. Por volta de 750 a.C. o ferro foi introduzido na Grã-Bretanha, o que permitiu o fabrico de duráveis e sofisticadas armas e ferramentas.
A Grã-Bretanha Romana: 43 – 1065
Em 43 d.C. o exército romano atravessou Canal e facilmente derrotou as tribos locais. Os romanos fundaram Londinium (Londres) e construíram estradas militares por todo o país. Em dez anos o domínio romano chegou aos territórios de Inglaterra e País de Gales. Os romanos mantiveram-se na Grã-Bretanha até ao século V, e depois os bretões ficaram