Conhecendo o planeta
É o sistema Mammoth Cave, com uma extensão de quase 580 quilômetros. Isso é o que foi mapeado até agora - pode ser que ela seja ainda maior. Situada no estado americano de Kentucky, a caverna recebeu o nome de "mamute" justamente por causa do tamanho. Em torno do complexo foi construído um parque nacional para preservar e, claro, tirar proveito da beleza natural. No parque, o visitante pode fazer passeios, como o histórico e o "selvagem", a partir de 5 dólares, bem como acampar, reservar quartos no hotel e comprar lembrancinhas. As cavernas são formadas principalmente pela dissolução das rochas calcárias pela água da chuva e dos rios. "Esse processo demora entre 10 mil e 10 milhões de anos", diz o geólogo Ivo Karmann, professor do Instituto de Geociências da USP. Segundo a União Internacional de Espeleologia (ciência que estuda as cavernas), pode-se considerar que um buraco merece o nome de caverna quando é uma cavidade natural acessível ao homem, com mais de 10 metros de comprimento!
Qual é a diferença entre Reino Unido e Grã-Bretanha?
INGLATERRA
É um país que tem como capital a cidade de Londres. Ao longo da história, a Inglaterra conseguiu se impor politicamente sobre alguns países vizinhos e passou a controlar um Estado batizado de Reino Unido (veja a seguir). No século 19, com a Inglaterra à frente, o Império Britânico se tornou um dos maiores da história, com uma extensão territorial equivalente a um quarto do planeta!
GRÃ-BRETANHA
É o nome da grande ilha onde ficam três países: Inglaterra, País de Gales e Escócia. Com quase 230 mil km2 de área, ela tem perto de 1000 km de comprimento de norte a sul e pouco menos de 500 km de leste a oeste. O termo "Grã-Bretanha" muitas vezes é usado como sinônimo de "Reino Unido" - o que não é inteiramente correto, pois um dos países que formam o Reino Unido não fica nessa ilha.
BRETANHA
O nome deriva da grande ilha onde fica a Inglaterra, mas, quando