algaritimo
Um algoritmo é uma sequência de instruções que utilizamos para solucionar um ou vários problemas, ou até mesmo realizar tarefas do dia a dia.
Um algoritmo não é necessariamente um programa computacional, pode ser passos que iremos tomar para realizar determinada tarefa.
O algoritmo deve sempre chegar ao resultado final esperado, caso não chegue, o mesmo não pode ser considerado finalizado.
Exemplos de algoritmos do dia-a-dia
Trocar Lâmpada - Preparar café - Fazer bolo
Algoritmos
Mediante a estrutura apresentada anteriormente, fica mais fácil compreender a definição de um algoritmo, caracterizando-se por ser um conjunto de instruções objetivas.
Embora a palavra algoritmo nos remeta a pensar em uma infinidade de coisas complexas, o mesmo se trata de um conjunto de instruções que tem como objetivo resolver um problema. Não quer dizer que não tenhamos algoritmos complexos, isso irá depender da complexidade do problema em questão.
Todos os exemplos vistos anteriormente fazem parte do nosso dia a dia, são algoritmos que executamos sempre que precisamos. Deixando um pouco o cotidiano de lado, iremos agora entrar de cabeça no mundo computacional. Let's go!
Representações de um algoritmo
Agora que tivemos uma introdução do que se trata os algoritmos, iremos entender como eles podem ser representados.
Temos várias formas de representar algoritmos, desde a mais simples, representada por formas, até as mais detalhistas, contendo regras de implementação.
Representações de um algoritmo
Abaixo, conheceremos os dois tipos mais utilizados: representados por formas que fazem alusão a tomadas de decisões (fluxograma) e por meio do pseudocódigo, sendo este mais utilizado para o ensino de lógica de programação; por meio de linguagem de máquina criamos nossos algoritmos para os computadores processarem e resolverem os problemas.
FLUXOGRAMA PSEUDOCÓDIGO
Saiba mais: Representações de um algoritmo
Fluxograma
Representado por formas, tornam