Trabalho Mimi
Do arquiteto depende a adequação da forma arquitetônica à sua função e a correta especificação dos fechamentos utilizados no projeto. O projeto consciente deve buscar tirar partido de cada uma destas variáveis para garantir ao edifício uma perfeita interação entre o homem e o meio em todas as escalas como: urbana, arquitetônica, construtiva e imediata.
A influencia da forma arquitetônica no conforto térmico também pode ser observado no iglu cuja superfície hemisférica diminui a superfície de contato com o ar superior minimizando as perdas de calor. Outro exemplo são os chalés das montanhas, cuja cobertura altamente inclinada evita o acúmulo de neve, promovendo maior exposição aos raios solares.
O conforto ambiental esta ligado diretamente as variáveis arquitetônicas de uma determinada edificação, pois a forma tem grande influencia no conforto do ambiente e no seu consumo de energia. Interfere diretamente sobre os fluxos de ar, no interior e exterior e também na quantidade de luz e calor recebidos pelo edifício.
Alguns arquitetos consideram que função é consequência da forma como, por exemplo, os efeitos dos pilotis na arquitetura influenciam na circulação do ar dentre as outras formas. Fechamento é a parte mais importante da construção e são divididos em fechamentos opacos e transparentes, pois diferem pela sua capacidade ou incapacidade de transmitir radiação solar para o ambiente interno. Com fechamentos opacos a transmissão de calor acontece quando há uma diferença de temperatura entre as