varas de familia
Acadêmicos: Thaise Romualdo, Karine , Marcelo
Varas de familia
Criciúma - 02-12-2013
Introdução
O presente documento aqui falado não se propõe a ser um guia, com descrição passo á passo. Todavia a pesquisa realizada aponta dúvidas e questões que os profissionais gostariam que fossem contempladas na publicação a ser efetuada pelo conselho federal de psicologia, no sentido de fornecer subsídios para seu exercício profissional.
Nota-se que vem aumentando o numero de queixas encaminhadas ás comissões de ética dos conselhos regionais, desencadeadas apartir do trabalho realizado por psicologos com atuação em Varas de família, gerando representações éticas. Nas referencias técnicas aqui traçadas busca-se aborda tais pontos, procurando orientar os psicologos ao entendimento das questões identificadas para um trabalho de qualidade.
Temas que serão abordados:
1- psicologia e a área em foco;
2- dimensão da atuação do psicologo no serviço específico;
3- atuação em varas de família;
4- gestão do trabalho na área em foco.
Psicologia e a área em foco
O psicologo que atua em varas de família ou que realiza trabalhos a ela encaminhados desenvolve práticas próprias á área da psicologia jurídica.
Para esclarecer portanto, os psicológos em varas de família estão sendo considerados profissionais lotados em varas de família. São indicados por juízes para ser peritos como os contratados por uma das partes como assisntente técnico. Incluem também nesse grupo os que são cedidos por orgãos publicos, para desempenhar atividade profissional perante as varas de família. Sabe-se que os psicologos jurídicos que integram equipes interprofissionais nos