VANTAGENS E PERIGOS DA DEMOCRACIA
A democracia caracteriza-se pela igualdade de valor concedida a qualquer personalidade humana, de forma que, embora seja súdito, o indivíduo participa da soberania.
O grande desenvolvimento do pensamento democrático ocorreu no século XVII e XVIII, com o aparecimento dos trabalhos de John Locke, Montesquieu e Jean Jacques Rousseau, sendo que apenas este último manteve uma posição estritamente democrática, tal como a entendemos hoje.
Os princípios constitutivos do estado democrático são:
a) Igualdade de todos os cidadãos perante a lei;
b) Participação de todos os cidadãos no governo pelo direito de sufrágio.
É exatamente desses princípios que vem a frase: "o governo do povo pelo povo".
A democracia legitimamente constituída e praticada com equidade, realiza as condições de um bom governo. Pelo fato de não admitir nenhuma distinção entre os cidadãos, a não ser a que provém do mérito pessoal, a todos concede a possibilidade de desempenhar as mais altas funções; e permite a cada um contribuir com o máximo de esforço para utilidade social.
Segundo Aristóteles, a forma democrática de governar é a mais sólida de todas , porque nela domina a maioria , e a igualdade que se desfruta gera o amor à constituição que proclama.
A democracia concede aos governados a maior parte das liberdades que são compatíveis com a ordem pública infundindo-lhes, em grau mais elevado, o sentimento da sua dignidade e da sua responsabilidade.
Na Grécia antiga, havia dois tipos de república. Uma, em Esparta, era militar; a outra, em Atenas, era comercial. Na primeira desejava-se que os cidadãos fossem ociosos; na segunda, que amassem o trabalho.
A primeira grande experiência contemporânea na prática da democracia constitucional surgiu com a Revolução Americana. O princípio de escolha dos representantes através do voto direto dos representados foi garantido nas eleições para Câmara dos Deputados, mas adotou-se a