Vantagens E Desvantagens De Terceirizar Setor De RH
Montar ou gerir uma empresa implica na contratação de funcionários, pagamento de salários, benefícios, registros em Carteira de Trabalho, impostos, entre tantas outras obrigações. Alguns empresários não têm tempo para verificar e acompanhar estas operações.
Em meio à tarefa de conciliar direitos e deveres dos funcionários, ter um profissional de recursos humanos dentro da empresa pode ser uma solução. Para aqueles que não contam com esse profissional ou para as empresas em que somente uma equipe pequena não consegue cumprir os prazos e tarefas da área, existe a possibilidade de terceirização da área.
O fornecedor do serviço cobra por empregado que estará sendo mantido. Para que você não decida precipitadamente, abaixo estão as vantagens e desvantagens de passar as responsabilidades desta tarefa para outras empresas.
Burocracia
As empresas que prestam serviços de RH desempenham o papel de acabar com a parte burocrática das tarefas dos profissionais, principalmente com relação ao tratamento de funcionários.
Por meio da implementação de um Portal de RH, por exemplo, o empregado pode manter os próprios dados atualizados (endereço, telefone), além de consultar informações de cursos, solicitação de cartas, apontamento de horas, impressão de holerites e pedido de férias.
Custos e tempo
Segundo Marco Antonio da Silva, gerente da Braxis, empresa que presta serviços de RH, ao terceirizar a tarefa, existe uma redução de custos com outros funcionários e de tempo.
Com isso, algumas empresas chegam a diminuir em até 14% os custos com recursos humanos, com pessoal e processos trabalhistas. Com relação ao tempo, um bom exemplo é a redução de horas extras.
Desvantagens
Apesar de economizar tempo com a parte burocrática e tramitações trabalhistas, é preciso ter bastante atenção ao que está sendo feito pela outra empresa. Afinal, é o seu nome que será usado nos documentos.
Por isso, antes de contratar uma