Tercerização
Terceirizar a área de TI é a opção de muitas empresas. Saiba mais sobre essa tendência do mercado e confira vantagens e desvantagens de trabalhar como terceirizado
Por Marcela Britto
Com certeza você já ouviu falar em outsourcing, não é? Muito em moda hoje em dia, essa palavra aparentemente complicada tem sido usada no mercado como sinônimo de terceirização. Ou seja: uma companhia está praticando o outsourcing quando contrata profissionais de empresas prestadoras de serviços, em caráter temporário.
A terceirização não é algo novo no mercado. Há anos ocorre em várias áreas das empresas e de uns tempos pra cá vem atingindo também o setor de TI das corporações.
- Existe atualmente uma forte tendência das empresas a terceirizar tudo o que não se refere ao seu core-business, e isso muitas vezes inclui o setor de tecnologia. Toda a parte operacional das empresas está sendo feita por pessoas de fora das companhias, enquanto as empresas concentram a parte de negócios, os setores estratégicos – confirma a consultora da Foco RH, Renata Schmidt.
Área estratégica
O diretor-presidente da Impacta Tecnologia, Célio Antunes, afirma que a terceirização é estimulada pela crescente competitividade do mercado, o que exige que as empresas tenham um foco de negócio muito bem definido. Mas ele alerta que as empresas ainda são um pouco resistentes à terceirização do setor de tecnologia por receio de perder o controle sobre a segurança de informações estratégicas.
- Este medo está sendo quebrado aos poucos, pois a área de tecnologia está se tornando muito complexa e saber acompanhar as novas tecnologias e aplicá-las corretamente, com segurança, é muito caro para as empresas. Por isso estamos vendo hoje a terceirização de setores como desenvolvimento de sistemas, helpdesk, suporte técnico, treinamento, entre outras – analisa Antunes.
Relação custo-benefício
A gerente de Recursos Humanos e Outsourcing da