Terceirização HR
...........
Na Prática
O setor de recursos humanos destaca-se como o mais terceirizado: 80% das empresas que praticam a terceirização de algumas de suas atividades a utilizam no setor de RH (ELMUTI, 2009).
Para muitas empresas, o pessoal é o que tem custo maior. Pessoas possuem talentos, são dedicadas e valiosas, mas também são caras e às vezes, complicadas de gerenciar. Não é de se estranhar que mais empresas estão indo atrás da terceirização para suas necessidades de recursos humanos. Um fornecedor de recursos humanos pode recrutar e testar potenciais funcionários, gerenciar seus benefícios e folhas de pagamento após a contratação, verificar regulamentos do governo e leis trabalhistas e até gerenciar ações disciplinares, tudo sob a direção do empregador.
Este grande nível de terceirização em RH remete à grande quantidade de operações burocráticas deste setor, incorporadas desde o seu nascimento dentro das empresas. Esta análise contínua de seus aspectos fundamentais mostra-se que é necessária para que se possa dispor de informações quanto à sua utilização estratégica frente às rápidas mudanças do mundo organizacional.
Funcionamento da Terceirização de HR
Empresas terceirizam funções de recursos humanos corporativos incluindo recrutamento e contratação. Uma empresa de terceirização de recursos humanos pode melhorar a eficiência e ajudar a organizar a força de trabalho de uma empresa com seus objetivos de longo prazo. Quando uma empresa opta por terceirizar os recursos humanos, ela ganha não só os serviços, mas o conhecimento do fornecedor e a experiência em seleção de funcionários de qualidade que serão bem colocado aos seus papéis.
No outro lado está a terceirização total de recursos humanos, na qual a empresa repassa virtualmente todas as funções de recursos humanos para um fornecedor exterior. Isso pode incluir recrutamento, folha de pagamento, comunicação interna e relações com