Rtjjtfh

854 palavras 4 páginas
IDSUS: PE ainda longe do ranking dos 10 melhores do País

O sistema público de saúde de Pernambuco ficou distante dos melhores do país na avaliação feita pelo Ministério da Saúde. O estado ficou somente na 16ª colocação, com a nota 5,29, de acordo com os dados divulgados pelo ministro Alexandre Padilha.
Durante a apresentação do novo instrumento do governo que pretende medir o acesso e a qualidade dos serviços da rede pública em todos os municípios, regiões, estados e país. A nota do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS) varia de 0 a 10 e é calculada a partir de 24 indicadores, levando em conta desde a atenção básica até os procedimentos de alta complexidade.
Pontuação – O Brasil possui IDSUS equivalente a 5,47. A região Sul teve pontuação de 6,12, seguida da Sudeste (5,56), Nordeste (5,28), Centro-Oeste (5,26) e Norte (4,67). Entre os estados, possuem índices mais altos os da região Sul – Santa Catarina (6,29), Paraná (6,23) e Rio Grande do Sul (5,90). Na sequência, vêm Minas Gerais (5,87) e Espírito Santo (5,79). As menores pontuações são do Pará (4,17), Rondônia (4,49) e Rio de Janeiro (4,58).

A baixa nota de Pernambuco no IDSUS, divulgado pelo Ministério de Saúde, não vai se repetir na próxima avaliação. Essa é a promessa do secretário Antonio Carlos Figueira, endossada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na opinião dos dois, o resultado obtido pelo estado (5,29, em uma escala que vai de zero a dez) é reflexo da histórica desigualdade na distribuição dos investimentos, com priorização da capital em detrimento dos demais municípios. Mas a aposta dos dois gestores é de que as recentes ações no interior, a exemplo da implantação de 10 centros de especialidades médicas, a começar por Petrolina, que já está em obras, irão melhorar a imagem da saúde pública no estado.
O IDSUS, avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país, a nota de Pernambuco foi menor que a média brasileira (5,47), o que lhe rendeu a 16º posição no

Relacionados