influencia da lua sobre a terra
Apenas uma breve abordagem sobre o assunto de
Cônicas.
INTRODUÇÃO
Podemos dizer que as curvas cônicas estão entre as mais exaustivamente estudadas desde a antiguidade. Não é de se estranhar que esse interesse seja tão antigo. Suas propriedades, muitas já conhecidas pelos gregos, desempenham um papel importante em vários domínios da Física, como Astronomia, Ótica e Acústica, da Engenharia e Arquitetura e atualmente exercem um papel de primordial importância no desenvolvimento da tecnologia moderna.
Apesar de toda a sua importância histórica e de seu relevante papel no desenvolvimento tecnológico moderno, o estudo das cônicas na nossa escola básica acabou ficando restrito ao Ensino Médio, a mercê de uma única abordagem a partir da Geometria Analítica, e reduzindo-se a simples manipulação e/ou memorização de fórmulas. Esta abordagem leva a um certo desprezo em relação ao tema pelos alunos, sentimento compartilhado, quem sabe, pelos próprios professores, que podem não estar inteirados de outras propriedades nem de outras formas de obtenção e construção dessas curvas. Torna-se, portanto, mais difícil transmitir aos seus alunos seja a beleza, a importância ou a utilidade desses conceitos em aplicações reais. Já que cada aplicação real de cônicas possui diferentes dados iniciais, fica evidenciada a necessidade de propor outros enfoques para o estudo destas curvas.
CÔNICAS Se um plano que não contém o vértice P nem é perpendicular ao seu eixo interceptar o cone, três diferentes curvas podem ser obtidas: elipse, parábola e hipérbole através da interseção desse plano com a superfície cônica. Tais curvas são denominadas cônicas. O ângulo que esse plano forma com o eixo vertical determinará qual o tipo de cônica que será formada quando interceptamos um determinado cone.
Quando