Apostila Quimica 1 Ano 2013
Introdução
aquecimento
açúcar
carvão + água
Ciência é um conjunto de conhecimento que tem por objeto a observação, experimentação e aplicação de fenômenos da natureza, visando criar leis, teorias, modelos, etc.
álcool + gás oxigênio
Assim sendo, podemos definir a Química como sendo a ciência que estuda a matéria, suas transformações e as variações de energia delas decorrentes.
Em todos os exemplos apresentados, ocorreu a formação de novas substâncias. As substâncias que se formaram apresentam características diferentes daquelas que existiam anteriormente. Quando ocorre uma transformação química, novas substâncias surgem. As substâncias formadas apresentarão propriedades diferentes.
As substâncias presentes no nosso planeta já passaram, estão passando ou provavelmente passaram por uma transformação química. Vamos usar como exemplos, os plásticos, metais, colas, tintas, alimentos, bebidas, borrachas, tecidos, fertilizantes, remédios, combustíveis, vidros, enfim, tudo que necessitamos diariamente.
Sempre que se produz algo para nosso conforto e saúde, ocorre também a formação de resíduos. Estes resíduos sólidos, líquidos ou gasosos devem ser tratados para não agredir o meio ambiente. Os conhecimentos científicos permitem que esses resíduos possam ser tratados, ou seja, serão transformados em outras substâncias que poderão ter uma nova utilização.
Transformações
Uma transformação pode ser classificada em física ou química. Transformação física
A transformação é física quando o material continua sendo o mesmo. Exemplos:
Tábua (madeira)
Pedaços menores (madeira)
Água líquida
Água gasosa
Transformação química
A transformação é química substâncias. As substâncias iniciais envolvidas em um fenômeno químico são denominadas REAGENTES, enquanto que as substâncias formadas após a reação são denominadas
PRODUTOS. A reação química pode ser representada por
uma