Vantagens dos juros compostos ao longo do tempo
Justificativa
Vejo que os juros compostos, quando na visão de solicitante de um rendimento em cima de capital por mim aplicado, é sempre a opção mais vantajosa, considerando longo prazo qualquer prazo além de 1 mês, pois a rentabilidade será calculada periodicamente em cima do valor atualizado do mês anterior ao invés de remunerar em cima do valor inicial, gerando um efeito de progressão geométrica para a rentabilidade. Quanto mais tempo, maior a rentabilidade.
Penso eu que quando sou o tomador de um empréstimo, a melhor opção é o juro simples, mas é difícil haver essa opção disponível no mercado.
Desenvolvimento
Segue uma tabela retirada do livro de referência para essa breve explicação, onde é exemplificado mês a mês uma situação onde há a aplicação do capital inicial de R$ 1000 com rendimento de juros compostos de 10% a.m. durante o período de 5 meses.
Percebemos que ao invés de somar mensalmente o valor de R$ 100 (que é referente à taxa de juros mensal sobre o capital inicial) ao valor aplicado, tento assim uma progressão aritmética na soma da aplicação, o valor dos juros acumulados vai aumentando mês a mês, já que a taxa do período é aplicada na soma do capital inicial + soma dos juros acumulados.
Conclusão
Juros compostos são a melhor opção para investimentos a longo prazo e também a curto prazo, pois se mostra com uma rentabilidade melhor que os juros simples.
Referências bibliográficas
Livro: PUCCINI, Ernesto Coutinho - Matemática Financeira – 2007 – Universidade aberta do brasil. Unidade 01, página 23 – Juros simples e compostos.
*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.