Vantagens do just in time
A principal vantagem do Just in Time é a redução de custo, eliminando todo o tipo de desperdício. Reduzindo o estoque, já que não há mais necessidade de disponibilizar instalações físicas, como galpões e/ou armazéns.
Os preços já pagos pelos materiais, mão de obra e equipamentos, com o sistema Just in Time, procura reduzir os custos de cada um desses fatores ao essencialmente necessário, o refinamento do processo produtivo ajudam a reduzir os desperdícios.
Os esforços são considerados gastos, no sentido de eliminar o tempo com as atividades que não agregam valor, eliminando o tempo de setup, dentro e fora da empresa.
Tendo estocado o mínimo necessário, reduzindo a possibilidade de excesso ou falta de produtos, com a previsão de demanda em prazos mais curtos, visualizando os possíveis problemas na produção.
O único nível de erro aceitável é zero, se tiver um erro, a pena desse erro é parar a produção, para buscar e corrigir o erro, para que não aconteça novamente.
Todos os trabalhadores são treinados para efetuar as suas tarefas, sabendo distinguir uma peça defeituosa de uma peça com qualidade, reduzindo o número de peças por lote, para diminuir o número de peças afetadas.
A redução dos tempos no processo se deve ao aumento da flexibilidade de resposta do sistema Just in Time, mesmo não sendo muito flexível em relação aos produtos oferecidos ao mercado, à flexibilidade dos trabalhadores contribui para a flexibilidade do sistema em relação à variação de produtos existentes.
Mantendo o nível de estoque baixo, podemos produzir um novo produto sem que tenha muitos componentes obsolescidos.
O ciclo de produção é mais curto e enxuto por causa do baixo estoque e com a redução do tempo de produção.
Mantendo uma manutenção preventiva dos maquinários e a flexibilidade da mão de obra, as entregas são efetuadas nos prazos acordados, sem comprometer a confiabilidade do fabricante.
Tenho um melhor controle centralizado da produção com a redução de