Vantagens competitivas sustentáveis
Qual a importância do conhecimento e qual a necessidade de se ter vantagens competitivas sustentáveis nas organizações?
OBJETIVOS Objetivo geral
Analisar o que líderes empresariais, consultores e acadêmicos, sintetizam a respeito da importância do conhecimento nas organizações por ser a chave para uma vantagem competitiva sustentável.
Objetivos específicos
Observar as estratégias existentes nas organizações que praticam a interação e a dinâmica em grupo com os funcionários de forma criativa e geradora de experiências.
Delinear a importância do conhecimento.
JUSTIFICATIVA
É notável nos dias de hoje, que a gestão do conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem parte do dia-a-dia de muitos executivos. Assim podemos afirmar que estas organizações que realmente valorizam o conhecimento possuem em geral uma percepção razoável da importância da gestão do conhecimento para suas organizações e esta gestão deve ser entendida como prática necessária para a diferenciação em relação à concorrência e para a sobrevivência sustentável, e não apenas como recurso de modelagem de processos, como conjunto de políticas e cultura organizacional ou como tecnologia. REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo o artigo de Knowledge