Resumo do artigo "vantagens competitivas sustentáveis"
(Bruno Sonda André, George Barbosa Lima, Homero de Souza Pirog e Maurício Quioca)
Neste artigo escrito por Jay Barney, são descritos o processo e argumentos utilizados para entender e explicar o que realmente envolve uma vantagem competitiva sustentável.
Ambiente:
Para encerrar a questão de ambiente, Barney parte, empiricamente, do pressuposto que o meio da empresa analisada é composta de concorrentes reais e potenciais, que não possuem controle igual de recursos relevantes e não seguem uma mesma estratégia. Outro fator contestado é o da alta mobilidade de recursos, onde seria temporária a capacidade de qualquer organização manter exclusividade ou vantagem sobre qualquer composto do meio. O autor defende que a descoberta de alguma vantagem só ocorre quando o meio oferece diferentes níveis de oportunidade de acesso a recurso e que as empresas possuem diferentes capacidades de perceberem e aproveitarem-se desses diferenciais.
Conceitos Chave:
Recursos:
São todos os padrões, capacidades, processos e atributos que podem ser incorporados a estratégia da empresa para gerar melhora da eficácia e efetividade. São classificados em três categorias: Recursos Físicos (Tecnologia, instalação, equipamentos, localização geográfica), Humanos (Treinamento, experiência, inteligência e relacionamento das pessoas) e Organizacionais (Estrutura, planejamento, controle e coordenação).
Vantagem Competitiva X Vantagem Competitiva Sustentável:
Vantagem Competitiva é a implementação de algo valoroso dentro da organização que aumentará a eficiência e eficácia, sem a presença de algo semelhante entre reais e potenciais concorrentes. Vantagem Competitiva Sustentável é a mesma coisa, porém com a diferença da impossibilidade ser copiada ou implantada a altura por outra organização.
Recursos e Vantagem Competitiva Sustentável:
Como nem todos os recursos tem habilidade de serem vantagens competitivas sustentáveis, o artigo