Artigo 5
RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE
Sandra Stöckli de Vasconcelos sandrastockli@hotmail.com Miguel Arantes Normanha Filho
m.arantesprof@yahoo.com.br
Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré
RESUMO: A motivação para a escolha do tema do artigo deve-se ao fato de que responsabilidade social e sustentabilidade são temas já incorporados na pauta de discussão nos mais diversos níveis da sociedade, mas que, entretanto, observa-se o desconhecimento e mesmo dúvidas sobre o grau das obrigações das empresas com a sociedade. O objetivo principal para a elaboração deste artigo foi, com base na revisão de literatura, verificar se uma organização de negócios alcança a vantagem competitiva com a prática da responsabilidade social e sustentabilidade. Justifica-se a pesquisa para a elaboração do artigo, uma vez que, de forma definitiva, responsabilidade social e sustentabilidade entraram na pauta de discussão no meio político, nas ações dos empresários, na área acadêmica e, principalmente, tornou-se um assunto de interesse do cidadão comum.
PALAVRAS CHAVE: Organização de negócios. Obrigações das organizações. Vantagem competitiva. Responsabilidade social. Sustentabilidade.
Introdução
As organizações têm tomado consciência de que o crescimento econômico, sem uma preocupação com a reposição dos recursos naturais, não tem sido favorável a nenhuma das partes e que, sem a reposição ou mesmo um consumo mais consciente, esses recursos estarão fadados a um fim e consequentemente, não haverá matéria prima para sua produção. Começam, também, a se preocupar com sua atuação efetiva no campo da responsabilidade social.
O sistema formal de ensino, em especial as faculdades, centros universitários e universidades, também têm se preocupado em formar administradores mais conscientes com a responsabilidade social e com o meio ambiente, tentando ensinar a fazer um crescimento econômico de forma a diminuir o desequilíbrio que as organizações possam causar