Imagem Corporativa-Uma Vantagem competitiva sustentável
RAE- Revista de Administração de Empresa, vol. 33, n. 6, nov-dez 1993
Autores:
Arão Sapiro - Mestre e Doutorando em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Professor
Universitário da UNIP e FASP, Conferencista e Consultor Especializado na área de Competitividade.
Mario Tapias Gomes - Professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP/FGV.
Heraldo Vasconcellos - Responsável pela chefia do Serviço de Documentação da Biblioteca Karl
A. Boedecker da EAESP/FGV.
O artigo: Imagem Corporativa – Uma Vantagem Competitiva Sustentável, publicado em 1993 na Revista de Administração de Empresa - ligada a FGV – traz uma rica pesquisa bibliográfica realizada por Heraldo Vasconcellos e analisada por Gomes e Sapiro.
Eles afirmam que a imagem corporativa é mais do que um simples conceito, é um recurso estratégico para o desempenho empresarial. Ela é intangível e abstrata não podendo ser tocada, vista ou medida em termos absolutos, existindo somente como um conceito na cabeça das pessoas. Mas, ainda assim, é um dos ativos mais preciosos que uma organização pode obter.
A imagem é um conjunto de ideias que uma pessoa tem ou assimila a respeito de um objeto formando em sua consciência, é um entendimento particular sobre esse objeto, seja ele um fato, uma pessoa ou uma instituição. Dessa forma, uma imagem pode garantir a presença da empresa no mercado desde que muito bem administrada.
Um dos mais valiosos patrimônios de uma organização é constituído pelo seu nome, pela marca dos produtos e pela imagem que projeta. A imagem é um vasto mundo, cujo potencial está a espera de bons exploradores. Pessoas e empresas podem beneficiar-se muito deste potencial. Entre outras coisas, a imagem pode alavancar e decidir negócios,
ganhar eleições, potencializar qualidades e virtudes, suprir deficiências, fazer a diferença, encurtar caminhos, aumentar a produtividade, etc.
A