Vantagem competitiva sustentavel
Uma das ações mais relevantes da administração estratégica é a visão empresarial baseada no conhecimento, o que significa que a produção do conhecimento passou a ser força propulsora da economia para as empresas.
Essa abordagem, no que tange à competitividade empresarial, tem como pressuposto que as empresas possuem diferentes tipos de conhecimento, e que cada um pode proporcionar a base para uma vantagem competitiva. O objetivo deste trabalho é discutir as formas pelas quais a gestão do conhecimento pode contribuir para o estabelecimento de uma vantagem competitiva sustentável para a empresa. Acredita-se que a competitividade pode ser decorrente da habilidade em administrar os diversos tipos de conhecimento humano, de forma mais eficiente que os concorrentes e do entendimento que o conhecimento constitui o ativo estrategicamente mais relevante, quando compartilhado de forma ampla, dentro da organização, armazenado como parte da base de conhecimento e utilizado pelos envolvidos no desenvolvimento de novos produtos, serviços e/ou sistemas.
Este tema será abordado através de pesquisa qualitativa, revisando, confrontando, analisando, e discutindo trabalhos já publicados. A escolha do método se deu para aprofundar a compreensão sobre a gestão organizacional, construindo entendimento sobre o tema que é alvo de constantes revisões conceituais em diversas áreas. Os gestores do conhecimento somente poderão desenvolver ações e estratégias para obter e manter vantagem competitiva, quando conseguirem aprofundar a compreensão sobre as questões relativas à gestão do conhecimento organizacional. Cita-se a identificação do valor de seus recursos internos (diferentes formas de conhecimento) e os processos de sistematização, com vistas à comunicação entre os envolvidos no processo empresarial, como a utilização de melhores práticas operacionais, para a construção de novos conhecimentos.
Conhecimento Organizacional
Tratar o