VANTAGEM COMPETITIVA
Competitiva Sustentável
Visão é a arte de ver coisas
invisÏveis.
Jonathan Swilt
Todos os homens podem ver as
táticaspelas quais eu conquisto, mas o que ninguèm vê é a estratégia
da qual grandes vitórias. saem as
Sun-Tzu, astrategista militar chinês
Não administre. Lidera.
Jack Welch. GE
as alternativas estratégicas que deveriam ser consideradas? Qual delas é a melhor?
Essas questões ficaram em segundo plano, mas agora tornam-se o foco neste capítulo e nos
Capítulos de 9 a 14. Uma meta desses capítulos é alargar o escopo das alternativas estratégicas disponíveis de forma a aumentar a probabilidade de que as melhores estratégias sejam consideradas. Uma boa decisão entre alternativas menores é muito menos desejável que uma decisão infeliz entre alternativas maiores.
Os Capítulos 11 e 12 levam em conta estratégias de crescimento que contemplam a decisão de investimento no produto-mercado. O Capítulo 11 discute penetração de mercado, expansão do produto-mercado e integração vertical. Diversificação, outra opção de crescimento, é o tema do Capítulo 12. O Capítulo 13 concentra-se em mercados maduros e em declínio e discute a revitalização da indústria, tratando do sobrevivente lucrativo, das decisöes de manter, drenar recursos ou abandonar o mercado. No Capítulo 14 são analisadas estratégias globais, de crescente importância para muitas empresas.
Este e os dois capítulos seguintes tratam de como desenvolver uma vantagem competitiva sustentável (VCS), a chave para uma estratégia bem-sucedida, e como compreender e neutralizar as VCSs dos concorrentes.
Quaissão
-
A VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTAVEL
Uma estratégia pode envolver uma grande variedade de estratégias de áreas funcionais, tais como estratégias de posicionamento, estratégias de preço, estratégias de distribuição, estratégias globais e por aí afora. Existem infinitas maneiras de competir. Entretanto, conforme ilustrado pela Figura 8.1, a forma