Vanguardas Europeias
Vanguardas
Europeias
Barra de São Francisco –ES
24/06/2014
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ‘’JOÃO XXIII’’
Nomes: Hernane Binow, Julio Cesar, Tamiris Lorrayne , Vanessa Boone.
Serie: 3 ° N01. Disciplina: Língua Portuguesa.
Professora: Márcia Cristina.
Introdução
O trabalho a seguir vai estar abordando e explicando o tema da capa que VANGUARDAS EUROPEIAS, as Vanguardas Europeias foram movimentos culturais que teve início pelo século XX, que a partir daquele momento houve um tempo de ruptura, que um tempo renovação onde se abriu espaço para os temas principais desse movimento que foram os seguintes temas: Cubismo, Dadaísmo, Futurismo, Expressionismo e Surrealismo.
Cada movimento desse teve sua história, explicações o que queria passar para o público naquele instante ali no movimento, as Vanguardas podem se tratar de movimentos pioneiros da arte e da cultura e “europeias” por terem origem na Europa.
Vanguardas Europeias
As vanguardas europeias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram um tempo de ruptura com as estéticas precedentes, como o Simbolismo. Nesse período, a Europa estava em clima de contentamento diante dos progressos industriais, dos avanços tecnológicos, das descobertas científicas e médicas, como: eletricidade, telefone, rádio, telégrafo, vacina anti-rábica, os tipos sanguíneos, cinema, RX, submarino, produção do fósforo. Ao mesmo tempo, a disputa pelos mercados financeiros (fornecedores e compradores) ocasionou a I Guerra Mundial.
O clima estava propício para o surgimento das novas concepções artísticas sobre a realidade. Surgiram inúmeras tendências na arte, principalmente manifestos advindos do contraste social: de um lado a burguesia eufórica pela emergente economia