Vanguardas Europeias
As vanguardas européias foram marcadas por uma época de intensa transformação tecnológica, com surgimento do automóvel, avião, e cinema, os quais aceleraram o olhar do homem moderno para uma nova realidade.
Consequências: surgimento de várias manifestações artísticas.
•Expressionismo: expressar manifestações do mundo interior.
Características: na pintura, além do poder expressivo das cores, valorizavam composições abstratas, com imagens distorcidas e próximas da caricatura (Van Gogh, Edwar Munch, Paul Cézzane). Na literatura, a linguagem era fragmentada; não se importavam com a estrutura do texto, com a musicalidade e as rimas. Os principais temas eram o combate à fome, à inércia e aos valores do mundo burguês.
•Cubismo: valorização de formas geométricas como cubos, cones e cilindros.
Características: na pintura, valorizavam a liberdade na decomposição da realidade (Pablo Picasso e Georges Braques). Na literatura, importavam com a construção do texto e a disposição gráfica do poema, onde o espaço em branco do papel passou a ter importância (Guillaume Apollinaire).
•Futurismo: valorização e exaltação da vida moderna, da máquina, da evolução, da eletricidade, da velocidade, movimento.
Características: na pintura, o principal artista era Giacommo Balla.
Manifesto Futurista: foi um manifesto técnico da literatura Futurista (Palavras em Liberdade), o qual criticava a posição das artes literárias do século XIX, e propunha destruição dos padrões da sintaxe gramatical. Porém o fato de Marineti aderir-se ao Fascismo levou aos modernistas brasileiros repudiassem suas ideias.
DESENCADEOU A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
•Dadaísmo: propunham a destruição do passado, do presente e do futuro.
Características: nas obras de arte, pouco se importavam com o leitor, e utilizavam principalmente a técnica do ‘’ready-made’’, a qual consistia em transformar obras de arte em objetos do cotidiano, satirizando o mercantilismo e o capitalismo. Na literatura,