Idade Media
Para demonstrar isso, vamos pensar em um dia comum de uma pessoa.
Ela levanta, coloca uma roupa, na maioria das vezes uma calça comprida e sem perceber já pratica costumes medievais. (Na antiguidade, gregos e romanos também vestiam roupas que cobriam o corpo inteiro, como as túnicas), apesar de nem sempre, fazermos isso, o ato de vestir, veio daquela época.
Quando acabamos de nos vestir, olhamos no espelho pra vermos o resultado. Esse também é um costume medieval, que surgiu no século XIII.
Quando chegamos ao serviço ou á escola, sempre colocamos a data (talvez vocês não saibam, mas quem inventou o calendário foi um monge da idade media que estabeleceu o sistema de contarmos os anos a partir do nascimento de cristo).
Para começar estudar ou trabalhar, a pessoa certamente, irá abrir um livro ou caderno de anotações para procurar alguma informação e nós devemos um imenso favor aos medievais (mais uma vez), pois foram eles que substituíram os cansáveis e intermináveis rolos que os romanos escrivam, dando lugar a uma coisa mais pratica. O livro ficou ainda melhor, com a chegada da imprensa, em meados do século XV, que permitiu ter mais cópias, torneando um preço mais acessível a população.
Dentro do caderno ou do livro, temos folhas. E herdamos o papel deles também. O papel foi inventado na China, porém foi popularizado na Europa, no século XII.
Por mais, que com a tecnologia você deixe o papel um pouco de lado, a herança medieval não acaba por ai, pois as letras que aparecem em uma tela de computador, celular, jornal, revista ou a nossa própria caligrafia, foi criada por monges da época de Carlos Magno.
Na hora do almoço, olhamos para o relógio e vamos comer. Nesse simples ato, aparecem muitos costumes e invenções medievais. Eles criaram