Vanguardas Artísticas do Século XX
No inicio do século XX , novas correntes artísticas surgiram com a intenção de se livrar do passado e aquilo que consideravam ultrapassado e sem sentido. Muitas vanguardas começaram a surgir, como o Fauvismo, Expressionismo, Cubismo, Abstracionismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo, entre outros.
Futurismo
Surgiu por volta de 1909, quando o poeta Filippo Marinetti publicou seu Manifesto do Futurismo num jornal francês. Marinetti dizia que o Futurismo era um movimento revolucionário para todas as artes com a finalidade de testar suas formas e ideias contra a nova realidade da sociedade científica e industrial.
Os futuristas transformavam ideias poéticas em imagens visuais. Eles animavam as páginas com uma dinâmica e não linear composição das palavras e letras. As letras não eram simples signos alfabéticos. Pesos e formatos diferentes davam às palavras um caráter tão expressivo que elas substituíam as imagens.
Fortunato Depero, a figura mais importante para ao design gráfico, usava a publicidade como um veículo para difundir as ideias futuristas, pois acreditavam que ela era uma manifestação da vida moderna. Seu livro Depero Futurista foi um importante trabalho de autopromoção e de design gráfico. Tinha o formato um pouco maior que um A4, com capa dura e oitenta páginas presas por duas grandes porcas e parafusos.
O movimento desapareceu com a morte de seus precursores, mas não desapareceu sem deixar vestígios, as ideias de uma nova estética adequada à era da máquina, quebrando a simetria do layout e dando o sentido de movimento, influenciaram outros grupos de design europeus, como o Dadaísmo, Construtivismo, De Stijl e Bauhaus.
Construtivismo
O Construtivismo surgiu para dar um novo sentido de ordem no design que estava tomado pelo caos imposto pelos dadaístas e surrealistas. Os construtivistas eram a favor das formas geométricas, simples, básicas, e do emprego racional do material a fim de encontrar soluções para