O PRÉ- MODERNISMO NO BRASIL
Introdução:
O presente trabalho pretende apresentar, de maneira modesta, uma concepção de arte e literatura nascida no início do século XX, denominada Vanguardas Artísticas Européias. Um movimento artístico surgido em meio a novas tecnologias que ao mesmo tempo encantam e amedrontam, num momento em que explodem pelo mundo as propostas de reforma social radical, de inspiração socialista ou fascista. Surge a Primeira Guerra Mundial. O ocidente é invadido por uma série de ismos, que negam os valores estéticos vigentes de beleza e perfeição formal: Cubismo, Surrealismo, Dadaísmo, Expressionismo.
Breve conceito:
A palavra “vanguarda” vem do francês avant-garde (termo militar que designa o pelotão que vai à frente). Desde o início do século XX, designa aqueles que, no campo das artes ou das idéias, está à frente de seu tempo.
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século XX e provocaram ruptura com a tradição cultural do século XIX. Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo, inclusive, de forma incontestável, no surgimento do Modernismo brasileiro.
As Vanguardas Artísticas Européias refletem a inquietação e as contradições do período. As primeiras manifestações artísticas do século XX caracterizam-se pela ruptura com o passado e pelo intuito de chocar aopinião pública, pregando idéias radicalmente novas.
As Vanguardas são os movimentos que procuram expressar as contradições da Era da Máquina. Se nela, por um lado, cultua-se a velocidade, o progresso, a aceleração técnico-científica, por outro também nela assimila-se dolorosamente a ausência de valores humanos, como os religiosos e os científicos, que são questionados em sua capacidade de gerar afelicidade a justiça social.