TI já não Importa
Professor: Álvaro Martins
Texto: TI já não importa
1. Quais são os principais argumentos do autor do artigo “TI já não importa”? Quais as conclusões do autor no artigo?
O autor Nicholas Carr fundamenta sua argumentação comparando características do ciclo de vida da algumas tecnologias, como energia elétrica, transporte por ferrovias e comunicação por telégrafos, com o nascimento e evolução da tecnologia da informação. Essas comparações tem como principal posicionar TI como um commodity vital para sobrevivência de qualquer empresa.
Por fim, o autor Nicholas Carr conclui que não pode-se afirmar que o ápice de TI como vantagem competitiva esteja próximo do fim, mas também ressalta que os principais fornecedores de TI se esforçam para atuar como fornecedores de serviços básicos, pois a queda exponencial do custo das principais técnicas de TI, processamento, armazenamento e transporte de dados, faz com que a popularização e comoditização de TI sejam eminentes.
2. Qual sua opinião sobre os argumentos do autor no artigo?
Os argumentos do autor são pertinentes quando cuidadosamente relacionados com dados históricos e usados como base de raciocino para comparação de TI com outras tecnologias que se tornaram commodities. Entretanto TI possui uma característica única que a diferencia de commodities utilizadas como exemplo de comparação no artigo. A TI pode ser utilizada como Meio ao invés de Fim, dessa maneira pode-se utilizar TI em fusão com outras tecnologias, dessa maneira sua longevidade como diferencial competitivo pode ser prolongada.
O artigo “TI já não importa” é do início dos anos 2000, ainda assim conseguimos identificar a evolução de TI como vantagem competitiva nos seguintes casos:
Surgimento e crescimento vertiginoso das redes sociais alterando a maneiras das pessoas se comunicarem, fornecendo um novo canal de oferta e novos negócios para empresas, tendo como grande exemplo o Facebook. A revolução dos processos de