Vanguarda russa
Foi um movimento estético-político na Rússia a a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda do país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. Ele negava uma a arte pela arte, e que o artista podia contribuir contribuir para suprir as necessidades físicas e sociais como um todo, o ojetivo era expressar os sentimentos do proletariado revolucionário, o objetivo não era a arte política e sim a socialização da mesma. A arte, inspirada pelas novas conquistas do novo Estado operário, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela máquina e pela industrialização servindo a objetivos sociais e a construção de um mundo socialista. Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos,cores primárias, fotomontagem . O Construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas europeias do início do Século XX.
Alexander Rodchenko
Experimentou diferentes técnicas de expressão artística, estudando a pintura, a fotomontagem e a fotografia em profundidade. Na pintura, suas obras eram fortemente influenciadas pelo cubismo e futurismo, ele utilizava apenas régua e compasso com o objetivo de eliminar pinceladas expressivas. Na fotografia , com o fim de obter imagens inovadoras, procurando fotografar em ângulos singulares, para chocar o observador, para sua fotografia ser vista não somente de um ponto de vista e sim de vários.
El LISSITZKY
El Lissitzky, pseudônimo do artista, fotógrafo, arquiteto e designer gráfico Lazar Markovich Lissitzky (1890-1941). Lissitzky conseguiu passar em seus trabalhos as principais características do movimento: a utilização de elementos geométricos, de cores primárias, tipografias sem serifa e na fotomontagem. Influenciou o design moderno e os movimentos de vanguarda estética do século XX, como a Bauhaus (República de Weimar). El Lissitzky esta voltado para produção