Redes caixa eletronico
O caixa eletrônico consiste simplesmente em um terminal de dados com seis dispositivos, sendo dois de entrada e quatro de saída. Como qualquer outro terminal de dados, estas máquinas precisam estar conectadas e precisam transmitir informações ao processador hospedeiro. Este processador se assemelha a um provedor de acesso à internet (ISP), pois é a porta de comunicação entre as diversas redes de caixas eletrônicos, que dessa forma se tornam acessíveis ao usuário.
A maioria dos processadores hospedeiros suporta tanto aparelhos de linha de rápida transferência (leased line) como os de acesso discado. As máquinas de linha de rápida transferência conectam-se ao processador hospedeiro de maneira direta através de uma linha de telefone tetrafilar, dedicada, ligada ponto a ponto. Os caixas eletrônicos de acesso discado conectam-se ao processador hospedeiro por meio de uma linha de telefone comum, utilizando-se de um modem e de um número de telefone gratuito. Outra forma possível é por intermédio de um provedor de internet, com um número de acesso local discado por um modem.
Prefere-se os caixas eletrônicos com linha de rápida transferência (leased-line) para as localidades com grande volume de transações devido a sua grande produtividade, enquanto que os de acesso discado são preferíveis em pontos de comércio, onde o custo constitui fator mais importante do que a produção. O custo inicial de uma máquina de discagem direta corresponde a menos da metade do custo das máquinas de rápida transferência. O custo mensal de manutenção de um caixa de acesso discado é bem inferior àquele das máquinas com linha de rápida transferência.
O processador hospedeiro pode ser de propriedade de um banco, de uma financeira, ou de um provedor de serviços independente. Os processadores que pertencem a bancos suportam somente as máquinas de propriedade de bancos, enquanto que os processadores independentes suportam aquelas pertencentes a