Redes
Os caixas eletrônicos podem ser encontrados na maioria dos supermercados, lojas de conveniência, bancos e centros de turismo. Mas você alguma vez se perguntou qual processo torna seus recursos bancários acessíveis em um caixa eletrônico do outro lado do país?
Para entendermos como funcionar um caixa eletrônico precisamos primeiramente conhecer alguns componentes pertencentes ao caixa eletrônico.
Ele consiste simplesmente em um terminal de dados com seis dispositivos, sendo dois de entrada e quatro de saída. Assim Como qualquer outro terminal de dados, estas máquinas precisam estar conectadas e precisam transmitir informações ao processador hospedeiro.
Figura 1
Este processador é a porta de comunicação entre as diversas redes de caixas eletrônicos. É um pouco parecido com um provedor de acesso à internet, dessa forma permite o acesso a milhares de usuário.
Existem duas maneiras de se fazer uma conexão entre o caixa eletrônico e o processador hospedeiro ou (Servidor). Uma delas é através de uma linha telefônica dedicada ou como é conhecida tetrafilar, ou seja, ligada de ponto a ponto. Utilizando-se de um modem (Modulador de sinal digital em uma onda analógica) e de um número de telefone gratuito. Outra maneira de se fazer essa conexão é através de um provedor de acesso a internet, com um número de acesso local discado por um modem. A diferença entre essas duas maneiras são que a tetrafilar são preferíveis em pontos de comércio, onde o custo constitui fator mais importante do que a produção. Já a Internet Server Provider (ISP), ou seja, o provedor de acesso à internet é preferível para gostaria de ter a linha de rápida transferência a (leased-line).
Leased-line nada mais é que linhas alugadas, ao contrário do Date Server Link (DSL - Tecnologia de transmissão digital de dados via rede de telefonia) estão sendo utilizadas por empresas e indivíduos para acesso à Internet, porque eles oferecem taxas mais rápidas de