Matris de prioridade
13
ago
A Matriz de Prioridade é uma ferramenta utilizada para selecionar os problemas ou causas que apresentam maior prioridade, diante das condições próprias, customizadas e da especificidade do processo. É utilizada na priorização das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas de organizações e projetos.
Passos para a Construção da Matriz de Prioridade * Identificar os problemas ou causas que farão parte da matriz. * Definir os critérios que serão avaliados, levando-se em conta as características do processo. * Definir qual escala será utilizada para atribuir pesos aos critérios avaliados. * Construir a matriz. * Multiplicar todos os pesos atribuídos aos critérios diante de cada problema e o que apresentar maior valor será o prioritário
A matriz de prioridade apresenta como critério a melhoria do processo global, viabilidade econômico-financeira e rentabilidade/resultados.
Construção de uma Matriz de Prioridade: Um exemplo
1 Problemas selecionados: o primeiro passo é a seleção dos problemas encontrados, que em nosso exemplo são: 1- demora em servir o café; 2- demora em atender o telefone; 3- demora em lavar a roupa.
2 Definição dos critérios: utilizaremos a matriz GUT para definir os critérios. A sigla GUT significa: (G = gravidade; U = urgência; T = tendência). Cada critério deverá ser conceituado de forma própria e de acordo com as características do processo e da realidade da empresa, como: gravidade diante do objetivo final (G); urgência para diminuir o problema diante das condições estruturais, operacionais e financeiras (U); tendência de ocorrer o problema diante das condições estruturais e operacionais (T).
3 Definição da escala: será utilizada a escala de 1 a 5, sendo que 1 significa a menor prioridade e 5 a maior.
4 Multiplicar os pesos e identificar a hierarquia das prioridades: após a multiplicação dos critérios, identificamos a demora em atender o telefone com maior prioridade (75