Vanguarda europeia
Surrealismo
Surgido de um grupo de poetas liderados por André Bretón, na França, o surrealismo vem-se tornar um belo movimento artístico que defendia a volta a um primitivismo infantil. É um movimento que pretendia manifestar espontaneidade de ordem racional ou moral… Este se apoiava contra o impulso confuso de destruição imposto pelos dadaístas, pretendeu também definir uma prática artística alternativa à tradicional. Este movimento pretendia também que os artistas mostrassem o pensamento de maneira livre, espontânea e irracional.
É levado além da realidade (fantasia; sonho…). Mas mesmo parecendo um movimento um bocado fora do normal tem sempre uma base filosófica e moral.
Este movimento pretendeu mostrar algo de novo, pois nesta altura as pessoas começavam-se a aborrecer com as pinturas, que apresentavam sempre a mesma base de desenho.
Este movimento possui algumas características obrigatórias para um quadro poder pertencer a tal movimento, tais características são: * Pintura com elementos surreais; * Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente); * Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário * Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas; * Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.
Principais artistas: Salvador Dalí, Ives Tanguy, Vladimir Kush, Max Ernst, Juan Miró, René Magritte, Paul Delvaux e André Masson.
Sunrise by the Ocean, Vladimir Kush, 1965
Cubismo
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Para Cézanne, a pintura não podia desvincular-se da natureza, tampouco copiava a natureza; de fato, a transformava. Em suas telas, a árvore da paisagem ou a fruta da natureza morte não eram a árvore e a fruta que conhecemos – eram pintura. Preservavam-se as referências exteriores que as