van der graff
Curso de Engenharia
Relatório de Laboratório de
Física Experimental III
Avaliação: AV1
Disciplina: CCE0479
Turma :
Campus : AKXE
Alunos:
1- Felipe Pereira
2- Fernando Vianna
3- João Ricardo
4- Micheline P.S Vasconcellos
5- Thiago de Oliveira
6- Wilson Hermes
Rio de Janeiro
Abril-2014
Laboratório de Física Experimental III
Experiência nº 1
Eletrização: Eletrização por atrito, contato e indução
Os processos de eletrização ocorrem na natureza constantemente e, muitas vezes, tais fenômenos passam despercebidos por nós. O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução.
Eletrização por atrito
Para entender como ocorre a eletrização por atrito, fizemos a seguinte experiência. Pegamos uma caneta esferográfica e cortamos alguns pedaços de papel bem pequeno. Então provocamos o atrito. A parte de trás da caneta nos cabelos e depois aproximamos a parte atritada aos pedaços de papel.
Observações:
Notamos os pequenos pedaços de papéis sendo atraídos pela caneta. Isso ocorre porque quando atritamos a caneta nos cabelos, houve uma transferência de elétrons entre os dois corpos, o que deixou a caneta carregada eletricamente. Ao aproximar essa caneta dos pedaços de papel, que são neutros, eles serão atraídos.
É importante assinalar que após o atrito, os corpos atritados ficam com cargas de sinais opostos. Isso é determinado por uma tabela chamada de série triboelétrica. Na figura que segue temos uma versão resumida dessa série.
Aproxima-se o condutor positivo do condutor neutro até que ocorra o contato entre eles. Quando isso acontece, haverá uma transferência de elétrons do corpo neutro para o corpo carregado positivamente. Essa transferência irá ocorrer de maneira bem rápida até que ambos os condutores fiquem