Gerador de van der graff
Laboratório de Física II
Pratica 2
Gerador de Van der Graff
Data: 02/09/2011
Hingredy Maria Samor Andrade
Introdução
O gerador de Van de Graaff é um gerador de corrente constante, enquanto que a bateria é um gerador de voltagem constante, o que varia é a intensidade dependendo de quais os aparelhos que são conectados. O Gerador Van de Graaff é uma máquina que utiliza uma Correia Móvel para acumular Tensão Eletrostática muito alta na cavidade de uma Esfera de Metal. O gerador eletrostático tipo Van de Graaff, tem capacidade para 200 kV, sua esfera tem 18 cm de diâmetro, é removível e dispõe de conexões para aterramento. A sustentação é construída em acrílico e possui articulação na ligação com a base, mede 45 cm de altura. A correia de borracha tem 6 cm de largura e se movimenta sobre 04 polias (19 m de diâmetro), acionada por um motor elétrico de 1/8 de HP funcionando em 110 ou 220 V, conforme a sua rede local de energia e é munido de controle eletrônico da velocidade de rotação do motor. O conjunto está fixado em uma base metálica cujas dimensões são (40x30x2)cm. O conjunto é integrado por uma cuba de vidro, 7 eletrodos, 2 fixadores de eletrodos, 2 cabos de ligações e torniquete eletrostático.
Objetivo
Através desse experimento vai ser possível demonstrar a existência de campo elétrico na parte externa da cúpula de metal do gerador de Van der Graaff e entender na prática o que é um campo elétrico através de um processo de eletrização.
Materiais
Para este experimento foi necessário alguns materiais bem específicos, tais como o gerador de Van de Graaf que é constituído de: ← 1 esfera com conexão para aterramento; ← 1 motor elétrico; ← 1 correia de borracha; ← 1 esfera auxiliar em alumínio com cabo; ← 1 frasco com semente de grama; ← 1 frasco com óleo de rícino; ← 6 eletrodos; ← 2 cabos de ligação; ← 1 cuba de vidro. ← 1 torniquete eletrostático;