Gerador de Van Der Graff
Professor Miguel
Relatório Laboratório
Gerador de Van Der Graff
Jacareí – SP
2014
Este experimento tem por objetivo ouso da eletrostática, usando um modelo do Gerador de Van Der Graff, que nada mais é que um motor que movimenta uma correia isolante que que passa por duas polias (Roletes), sendo uma delas acionada por um motor elétrico que faz a correia se movimentar, a segunda polia fica dentro da esfera metálica que é oca e completando que completa o gerador. O funcionamento é atravéz de eletrização da seguinte forma:
Através das pontas metálicas a correia recebe carga elétrica do gerador, estando a correia eletrizada, as cargas são transportadas até o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para asuperficie externa da esfera.
O Gerador foi desenvolvido pelo Engenheiro americano Robert Jemison Van de Graaff (1901 – 1967) passou a se dedicar a pesquisas no campo da Física Atômica. o que, ao assistir uma conferencia de Marie Curie, Uma das consequências destes estudos é a construção do gerador que leva seu nome, o qual teve aplicação direta em várias áreas do conhecimento como na medicina e na indústria.
Robert Jemison Van de Graaff e seu gerador, fotos extraídas do site http://www.infoescola.com/fisica/gerador-de-van-de-graaff/ Materiais:
Gerador de Van Der Graff
Papel Alumínio
Tesoura,
Fita adesiva Transparente
Voluntário para experiência com cabelos
PASSOS DO EXPERIMENTO
1-Colocamos 05 tiras de papel alumínio na cúpula metálica, observamos o seu comportamento com o gerador desligado.
Neste caso nada aconteceu
2-Ligamos o gerador (esperamos alguns minutos). O que aconteceu?
As tiras de papel alumínio se movimentaram como se estivessem se repelindo em relação a cúpula externa do gerador, isso aconteceu devido as cargas positivas do equipamento e das tiras de papel alumínio,