Van der Graaf
ENGENHARIA QUÍMICA
GERADOR DE VAN DER GRAAF
ABNER LEMOS
LUANA SILVEIRA
PATRÍCIA LIMA VIEIRA
ROMAICA CAROLINE
VANESSA ALVES DA SILVA
PROFESSORA EVELINE RIBAS
Física Experimental II
Joinville – SC
2013
INTRODUÇÃO
Em física é analisado diversos equipamentos usados em feiras de ciência e experimentos. Um equipamento conhecido é o gerador de Van der Graaf, descrito como um dispositivo eletrostático de corrente constante, criado em 1931, pelo físico americano Robert Jemison Van de Graaff (1901-1967). É uma máquina eletrostática, que tem sua fama por eriçar fios de cabelo, quando tocada, dependendo do grau que a esfera estiver carregada.
A eletricidade é um fenômeno muito presente no nosso dia-a-dia, e um exemplo é esse equipamento que tem a capacidade de produzir tensões extremamente altas, cujos valores chegam a atingir milhões de volts.
O objetivo do presente relatório é fazer uma análise da teoria do gerador de Van der Graaf, entender o funcionamento, verificar os princípios físicos envolvidos nessa máquina, aprofundar os equipamentos que contribuem na montagem desse gerador, e observar suas aplicações ao inseri-lo em aula experimental. 2. Fundamentação teórica
Robert Jemison Van de Graaff (1901-1967) foi um físico americano que construiu o gerador que leva seu nome. A motivação para construir um gerador de altas voltagens era que físicos experimentais, como Ernest Rutherford, precisavam acelerar partículas a energias suficientemente altas para desintegrar o núcleo atômico. Essas altas voltagens produzidas serviram para fornecer a energia necessária para os primeiros aceleradores de partículas atômicas eletrizadas (prótons, elétrons, íons, etc.), fazendo com que elas adquirissem grandes velocidades. Estas partículas quando lançadas contra os núcleos atômicos de diversos elementos, provocavam reações nucleares. (HALLIDAY, 2006)
3. Princípios físicos
Um gerador de Van de Graaff é um dispositivo que