Gerador de Van der Graaf
Referencias......................................................................................................5
INTRODUÇÃO
Iremos demonstrar a existência das linhas de força através do mapeamento de campo elétrico gerado pela produção de uma tensão com um gerador de van der graaf excitando eletrodos, interpretando o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos, configuração das linhas de forças e interpretar o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes.
CARGA, CAMPO E POTENCIAL ELETRICO.
Carga elétrica é a propriedade física fundamental que determina as interações eletromagnéticas. Convenciona-se a existência de dois tipos de cargas, a positiva e a negativa, que, em equilíbrio são imperceptíveis. Quando há igualdade de cargas num corpo, diz-se que está eletricamente neutro. Objetos carregados eletricamente interagem exercendo forças, de atração ou repulsão, uns sobre os outros.
Define-se que os prótons possuem cargas positivas e os elétrons cargas negativas.
Nas experiências de eletrostática, as cargas produzidas são equivalentes a um numero muito elevado de cargas elementares.
Potencial elétrico – superfície equipotencial - é a propriedade com que um corpo energizado tem de conseguir realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Com relação a um campo elétrico interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associada ao campo em si, independentemente do valor da carga q colocada num ponto desse campo. Para medir essa capacidade, utiliza-se a grandeza potencial elétrico. Para obter o potencial elétrico de um ponto, coloca-se nele uma carga de prova q e mede-se a energia potencial adquirida por ela. Essa energia potencial é proporcional ao valor de q. Portanto, o quociente entre a energia potencial e a carga é constante. Esse quociente chama-se